Produtos Sem Silicone/ Álcool - Como Identificar

Faz bastante tempo  que tomei a decisão de evitar todos os cosméticos que contenham álcool e silicones. Resultado? Não poderia ser melhor.

Imagem relacionada


Infelizmente, em termos de maquilhagem é  mais difícil encontrar produtos sem estes componentes em especial o silicone. Raras são as bases que não têm silicone. Sem álcool é mais fácil. Mas ainda não desisti da minha busca. 

E  porque tomei esta decisão? Tomei-a após ver um vídeo no YouTube que me pôs a pensar e resolvi testar.

O álcool seca demasiado a nossa pele, danificando-a, mas é usado nos mais variados produtos, em especial nos matificantes. Realmente não há óleo que apareça mas a longo prazo a pele terá aspecto envelhecido e com mais rugas.
Também  é usado em produtos adstringentes para peles mistas a oleosas com o mesmo intuito. No entanto, quanto mais seca estiver a sua pele, mais óleo a mesma irá produzir pois as glândulas sebáceas receberão essa informação de pele matte como um SOS para o aumento de produção de sebo para manter o nível de hidratação normal da pele assim como a sua oleosidade normal. Consequência: pele desidratada com excesso de sebo e aparecimento de borbulhas e pele irritada.

Resultado de imagem para cosmetica coreana
Os cosméticos coreanos são dos que menos usam álcool e silicone na composição dos seus produtos.

O silicone também não melhora todo este cenário. E onde mais o encontramos? Em produtos "lissantes" que irão preencher os poros e as rugas! Seja ele de uma marca de luxo ou de supermercado, o principal ingrediente é o silicone. 
O silicone irá obstruir o poro, não o deixando respirar nem libertar as toxinas ao longo do dia, embora crie uma camada "protectora" impedindo a perda de água da pele.

Consequência: poros entupidos/ pontos negro e borbulhas!

Mas todas gostamos de sentir a pele lisinha e fofinha... maldito silicone!!! 


Sim, é ele quem dá essa sensação ao nosso rosto, seja em produtos de maquilhagem ou em cosmética. 
No outro dia estava a falar com uma seguidora do Instagram (sigam-me por lá, link aqui) sobre um sérum que ela adorava porque sentia a pele lisinha e com menos rugas. Procurei a lista de ingredientes e... tinha 3 ou 4 tipos de silicones diferentes! Não admira que a pele ficasse tão fofinha e lisinha.  
E olhem que não era barato o serum. O preço em nada influencia o uso de silicone. Dos mais caros aos mais baratos, raramente está ausente.


E como posso os posso identificar?


Álcool: Alcohol Denat. (desnaturado), SD Alcohol, Alcohol, Ethanol, Alcohol Ethilico, Parfum (sempre que tem perfume, tem álcool para o fixas!), Benzyl Alcohol, Cinnamyl Alcohol, entre outras.
Um exemplo de um creme famoso com bastante álcool na composição é o Benamôr.


Silicone: Dimethicone, Cuclomethicone, Amodimethicone, Dimethiconol, Siloxane, Syclohexasiloxane, Dimethicone Copolyol, Cetil Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Behenoxyl Dimethicone Sparingly, Hydrolyzed Wheat Protein Hidroxypropyl Plysiloxane, Lauril Methicone Copolyol, entre outras.
Um exemplo de um produto com bastante álcool é o sérum da Lierac Hydragenist (que também tem Alcohol Denat.) e todos os primers Lissantes ou alisantes.

Um dos meus próximos artigos será sobre a minha rotina de beleza. Sigam-se para serem as primeiras a ler. :)

Espero que tenham gostado e que vos tenha sido útil. :)

Não se esqueçam de Gosta, Partilhar e de me Seguirem no Blog, Facebook e Instagram.

Façam sempre o que vos faz feliz! :)

Comentários

Mensagens populares