Estamos a ser enganados pela industria cosmética e farmacêutica??

Desde que mudei a minha rotina de rosto para produtos mais hidratantes e menos adstringente, que muita coisa mudou. Estaremos a ser enganados?




Desde sempre que ouvimos dizer que para tratar peles oleosas/ mistas/ acneicas teríamos de usar produtos adstringentes, sem óleo e que fossem mates.
Para tratar as rugas, deveríamos usar produtos anti-rugas, com ácido hialurónico e colágenio.
Mas, será esse o caminho?

Depois de conhecer e de seguir os passos da cosmética coreana, esta teoria começa a não fazer sentido comigo.

"Perco" 15 a 20 minutos de manhã e antes de deitar por dia na minha rotina: leite de limpeza, Tonico, serum, creme de olhos e creme de dia/ noite. Duas a três vezes por semana lá acrescento a esfoliação e a máscara  (que vário consoante a necessidade da minha pele). Resultado: menos borbulhas, menos rugas  e poros menos dilatados (se o namorado reparou nisso é  porque estão mesmo mais reduzidos!!!).

Uso produtos para pele seca a sensível pois estes não contêm álcool (sim, supostamente tenho pele mista). Dentro destes, procuro os que não têm silicone. E porquê? Descubra no próximo  artigo.  

Como já partilhei convosco, supostamente, o meu acne era hormonal e teria de tomar a pílula eternamente. Simplesmente me recuso a tomá-la e não tenho borbulhas.  A solução foi hidratar e não secar a pele.


Como referi acima, umas das consequências desse aumento na hidratação também foi a diminuição das rugas. Uma pele desidratada, seca, "vinca" muito mais daí aparecerem as rugas. E o que faz o ácido hialuronico? Retém  até 1000 vezes o seu tamanho em água.  Não confundir reter com o hidratar!!! Como tal, uma pele com aspecto mais hidratado irá  surgir e, com isso, a pele não irá "vincar" tanto logo as rugas diminuirão. Não há nenhum "milagre" apenas o que os coreanos defendem e fazem há muitos anos: limpeza e hidratação da pele!!!

Não precisa de gastar fortunas. Existem marcas que têm este tipo de produtos a preço acessível. Só tem de aprender a ler os rótulos e a sua pele será outra (todos os produtos da imagem acima não têm álcool nem silicone). 
No meu próximo artigo falarei dos nomes que se dá ao álcool e ao silicone nos produtos de forma a mascará-los, assim como dos seus malefícios.

Espero que tenham gostado e que vos tenha feito reflectir. Não quero que concordem comigo. Quero só fazer-vos pensar, nada mais. Também podem consultar o artigo que fiz sobre "Os 12 passos da cosmética coreana" neste blog (aqui).

Não se esqueçam de Gostar, Partilhar e de me Seguirem no Blog, Facebook e Instagram.

Façam sempre o que vos faz feliz! :)

Comentários

Mensagens populares